9

O Jeito Notre Dame de ser missionária!

Com alegria partilho um pouco da minha experiência5 enquanto missionária Notre Dame em Moçambique.

O espirito missionário sempre foi o fio condutor da minha vocação; pois ela foi despertada através do testemunho missionário das Irmãs de Notre Dame, que corajosamente deixaram o conforto de sua terra no sul do Brasil para, no interior da Amazônia, realizar sua missão e doar sua vida.

Este espírito missionário sempre me acompanhou e levou-me a optar por atividades, pastorais e movimentos que tinham como pano de fundo a essência da vida missionária ( visita às famílias, ajuda ao necessitados, evangelização..), tais como pastoral da criança, grupos de vicentinos, PJE etc.

10O desejo da missão além fronteira foi intensificando com os relatos das atividades Notre Dame em Moçambique e testemunhos de irmãs que lá trabalhavam. Senti-me motivada a pedir abertamente: “Eu também quero ser missionária em Moçambique”. A resposta positiva gerou um misto de alegria e incertezas; contudo, lancei-me corajosamente nesta bela experiência.

Há três anos dedico minha vida em terras moçambicanas, trabalho na evangelização, despertando o espírito missionário entre crianças e adolescentes, através da Infância e adolescência Missionária. Atualmente, são aproximadamente 240 crianças e adolescentes, divididos em seis comunidades.

É muito gratificante acompanhar os primeiros passos destes pequenos missionários.

Também trabalho em um internato para meninas, na faixa etária de 12 a 18 anos. São 84 meninas, a maioria são órfã de pai e mãe. O internato funciona como um Lar para elas, onde têm oportunidade de estudar, aprender atividades manuais e recebem uma formação humana, social e religiosa. As irmãs de Notre Dame mantém este Lar há 18 anos. É muito gratificante ver quantas vidas já foram transformadas ao longo destes anos; muitas meninas que passaram por lá, hoje são mulheres formadas, a maioria estão empregadas e conseguiram melhorar sua condição de vida graça à oportunidade que tiveram.

Além disso, as irmãs também trabalham na educação de crianças, na formação de lideranças, no atendimento à saúde de pessoas carentes etc.

Sou feliz por poder contribuir com esta missão e poder dedicar um pouco da minha juventude no serviço aos mais pobres e necessitados.

1 3 1..

 2. 4 7

9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *