Somos Chamados por Deus

Vocacional ND Somos Chamados por DeusA juventude, com seus traços característicos, seu jeito de ser e viver é chamada a dizer que tem mil motivos para viver.Assim torna presente o amor de Deus pela humanidade, a beleza de sermos criados à Sua imagem e semelhança (cf Gn 1,26ss). Toda juventude, com seus traços característicos, seu jeito de ser e viver, na sua vocação específica é chamada a dizer que tem mil motivos para viver.

Desde toda a eternidade, Deus ama a cada um/a. Na concepção, estabelece um diálogo existencial e se faz perceber como Amor que oferece vida. Junto ao chamado à vida, vem o chamado a uma vocação específica como uma forma de amar.

Segundo Marchesini de Tomasi, o tempo que a pessoa tem à disposição, pode ser entendido como o tempo para a realização da sua vocação. E sua vivência se dá dentro de uma vocação específica: leiga(casados ou solteiros), religioso/a, padre.

A pessoa humana é convidada a interagir com o seu Criador, a expressar-se, a comunicar-se e a responder. Se é chamada, é também livre em seguir ou não o convite do Senhor. Ele não obriga, respeita a decisão.

E por que Deus chama?

No AT, Deus se dirige a Moisés e o chama para libertar o povo: “Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel” (Êxodo 3,10).

No NT, vemos que, em Jesus, Deus toma a iniciativa de chamar: “Vós não me escolhestes a mim, eu vos escolhi a vós e vos destinei para irdes dar fruto e para que vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). Jesus chamou Pedro, André…”Sigam-me e eu farei de vocês pescadores de homens” (Mt 4,18ss). “Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios.” (Mt 10,8).  O chamado que Deus faz a alguém é em vista do seu Reino. É preciso cuidar da vida nas suas diferentes formas. E este chamado ao cuidado da vida quer ser a marca do Encontrão: ver a vida que existe na juventude e a vida que acontece pela juventude, em meio a uma sociedade que muitas vezes mostra que a vida vale tão pouco.

Cada um/a, na vocação a que foi chamado/a a seguir, no seu grupo, cuide da vida e a manifeste com a garra que é própria da juventude fazendo eco da glória do nosso Deus. Assim o expressa o canto de Zé Vicente:Vamos criar…lutar…amar…cantar que é para glória de Deus brilhar!

Ir.Lenice Rebelato – snd

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *