História e Carisma

História, carisma e missão das Irmãs de Nossa Senhora – Notre Dame

Histórico

Em 1849, a jovem professora Hilligonde Wolbring, com sua colega Elisabeth Kühling, fundou um pequeno orfanato para socorrer as crianças pobres e abandonadas, vítimas da Revolução Industrial na Alemanha.
Foi este gesto-semente de uma grande família religiosa: a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Coesfeld.
As duas jovens professoras admitiram que a obra social deveria garantir continuidade para o futuro. Iniciaram, então, sua preparação para a vida religiosa segundo o carisma de Santa Júlia Billiart que vivia o lema: Oh, quanto é bom o bom Deus!
O dia 1º de outubro de 1850 é a data de fundação da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora.
No Brasil, essa história começou em 1923, em Passo Fundo e Não-Me-Toque, quando dez religiosas da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, começaram o trabalho apostólico na educação e, com o passar dos anos, também empreenderam outras atividades missionárias e pastorais, na saúde e ação social, em diversos lugares do País.
Carisma
A Irmã de Nossa Senhora pertence a uma Congregação apostólica internacional. O carisma “Vivenciar a bondade de Deus e seu amor providente” se concretiza em sua vida e missão.
Estilo de vida
A alegre simplicidade, a humildade, a caridade, o abandono incondicional à vontade de Deus, o espírito missionário e o amor preferencial aos pobres são para a Irmã de Nossa Senhora expressão da radicalidade do seguimento a Jesus Cristo.
Maria
Maria é a Padroeira da Congregação. A Irmã de Nossa Senhora leva o nome de Maria para lembrar que é chamada a atualizar a missão de levar Cristo ao mundo. A relação filial com Maria é o caminho privilegiado para a fidelidade à vocação. A expressão “Toute a Jesus par Marie”, gravado na aliança, lembra o compromisso da Irmã de Nossa Senhora de viver o discipulado como Maria.
Vida comunitária
A vida comunitária, cuja fonte inspiradora é a Santíssima Trindade, é alimentada por momentos fortes de oração pessoal e comunitária, através da Palavra e da Eucaristia. O espírito de família, a partilha da vida e dos dons caracterizam a comunidade para a missão. O amor, o cuidado e o apoio mútuo alicerçam o ser presença de esperança e de alegria.
Missão
Consagradas para a missão na Igreja, as Irmãs de Nossa Senhora, dedicam-se à educação e a outros serviços apostólicos em 18 países. Dão preferência àqueles que experimentam a pobreza em suas diversas formas. Através do apostolado da catequese e da evangelização, as irmãs procuram cultivar a fé e a confiança em Deus, nosso Pai.

5 thoughts on “História e Carisma”

  1. Na atual sociedade solipisista que vivemos, este trabalho realizado por vocês que vem percorrendo um longo caminho e resiste e se mantem forte, é admirável, só me resta parabenizá-las e desejar que Deus mentenha acesa a chama da caridade em seus coracões e que esta luz possa cobrir toda a humanidade.
    Um grande e fraterno abraço atodas vocês irmãs.
    Com carinho e admiração
    Margarete

    1. Margarete
      Sou Ir.Lenice e trabalho no Serviço de Animação Vocacional da Congregação.
      Ao refletirmos sobre nossa missão como Irmãs de Nossa Senhora, acreditamos que se Deus deseja que o carisma continue vivo, contaremos sempre com Sua graça a fim de continuarmos o trabalho de evangelização. Há muito a ser feito em favor da promoção e defesa da vida.
      Agradecemos seu apoio e estímulo.
      Ir.Lenice Rebelato

  2. que a coragem continue presente em suas vidas. Coragem, de sempre sergui, pelos caminhos estreitos , que é o caminho da doação, caridade, do servi sem medida. Mais fazendo caminhos que leva ao pai.Que a luz da a alegria esteje sempre com vocês, para que o amor de cristo seja revelado atraves do testemunho!!!! Bejos e abraços

    1. Janara
      Santa Júlia dizia: ” Façamos tudo o que pudermos para tornar o bom Deus conhecido e amado”. Nesta missão faz-se necessária a coragem, a doação,o serviço regados pelo amor.
      Que a luz e a alegria que vem de Deus ilumine a sua vida.
      Abraço
      Ir.Lenice Rebelato

  3. ola sou menália uma jovem de 25 anos e encontrei a historia da congregação pela internet me interessei pela historia e gostaria se possivel conhecer um pouco da historia dessa congegação, podemos nos comunicar por e-mail, desde ja agradeço atenção.
    meu abraço frateno.
    Menália.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Congregação de Nossa Senhora – Irmãs Notre Dame