Irmãs de Nossa Senhora – Notre Dame

Quem somos, onde atuamos e o que fazemos.

Ser Irmã de Nossa Senhora é sentir-se amada e chamada por Jesus Cristo a continuar Sua missão, ajudando os irmãos e as irmãs a orientarem sua vida para Deus, a fim que também eles, façam a experiência de Seu amor. A Irmã de Nossa Senhora promove a pessoa humana, seja ela criança, jovem, adulta ou necessitada. O fazemos através da educação, catequese, cuidado da vida e da saúde, promoção da pessoa e missões em outros países.

Onde e quando começou?

- Nossa história começou em 1849, quando a jovem professora Hilligonde Wolbring e sua colega Elisabeth Kühling fundaram um pequeno orfanato para socorrer as crianças pobres e abandonadas, vítimas da Revolução Industrial na Alemanha.

- Inspiradas no carisma e espírito de Santa Júlia Billiart, foi neste gesto-semente que teve origem a grande família religiosa: a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Coesfeld.

A História no Brasil:

- No Brasil, essa história começou em 1923, quando dez religiosas missionárias da Alemanha, plantaram a semente Notre Dame na Terra da Santa Cruz.

- As primeiras irmãs se dedicaram, inicialmente, a educação e, com o passar dos anos, também empreenderam outras atividades missionárias e pastorais: na saúde e ação social, na catequese e evangelização, em diversos lugares do País.

Qual é a nossa missão de vida?

A Irmã de Nossa Senhora pertence a uma Congregação apostólica internacional. O carisma “Vivenciar a bondade de Deus e seu amor providente” é o dom especial que Deus concede à Igreja e ao mundo pela vida e ação das irmãs.

Que estilo de vida leva uma Irmã de Nossa Senhora?

A alegre simplicidade, a humildade, a caridade, o abandono incondicional à vontade de Deus, o espírito missionário e o amor preferencial aos pobres são para a Irmã de Nossa Senhora expressão do seu seguimento a Jesus Cristo.

Qual é o papel e o significado de Nossa Senhora na Congregação?

Maria é a padroeira da Congregação e modelo de vida e de discipulado para cada Irmã de Nossa Senhora. As irmãs usam o nome de Maria para lembrar que, como ela, devem levar Cristo ao mundo.

Vivendo em Comunidade:

A Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) é a fonte inspiradora da vida comunitária das Irmãs de Nossa Senhora. Nela destacam-se o espírito de família, a partilha da vida e dos dons, o amor, o cuidado e o apoio mútuo. Tudo isto é força propulsora para a missão.

Qual é nossa missão?

As Irmãs de Nossa Senhora dedicam-se à educação, saúde, assistência social, catequese, pastoral paroquial e missões e a outros serviços apostólicos em 19 países. Dão preferência àqueles que experimentam a pobreza em suas diversas formas. Partilham o amor compassivo de Deus com todos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Congregação de Nossa Senhora – Irmãs Notre Dame