1

Encontro Vocacional em Cândido Mendes- MA

IV Rosto Jovem:
“Jovem, faça o mundo ouvir a sua voz!”

Após uma bonita preparação, chegou o dia de viajar 2 (1)para o tão esperado Encontro Vocacional na Diocese de Zé Doca. A cidade de Cândido Mendes fica situada no extremo Norte do Maranhão, na pontinha, no final da linha, onde o mar pode ser visto. Mais uns quilômetros e já estamos no Pará. A comunidade de São José do Português, no interior, foi o local desse evento que reuniu mais de 200 jovens, provindos de outros povoados e Paróquias.

Foram 11h de viagem pelo nosso Maranhão e finalmente chegamos à Cândido Mendes. Mas ainda havia um desafio: atravessar o rio Maracaçumé, que ora é rio, ora é mar, ora a maré é alta, ora é baixa. A região é linda, o povo sobrevive da pesca e da agricultura.

4 (1)O encontro aconteceu nos dias 06 a 08 de Janeiro de 2017 e foi criado pelos irmãos Lassalistas, que convidaram a nossa congregação Notre Dame e mais outras três (Irmãos Redentoristas, Irmãos Maristas, Irmãs Missionárias de Ação Paroquial) para contribuir na formação e organização dessa atividade.

 

O Tema do encontro foi: “Jovem, faça o mundo ouvir a sua voz!” E o Lema: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi.” (Jo 15,16). O Projeto Vocacional chama-se “Rosto Jovem” e a cada ano é realizado em outra comunidade.

No 1° dia tivemos a acolhida dos grupos de jovens que foi muito animada, com gritos de guerra e apresentações, junto à Celebração de abertura. No 2° dia, Ir Luísa e Ir Lina fizeram a palestra sobre o tema do encontro. Tivemos a visita do Pe. Cosmo, que chegou na garupa de uma moto, com um tambor em suas mãos, para o delírio da juventude. À tarde foram realizadas oficinas temáticas sobre Juventude e Vocação. A noite cultural foi bem folclórica, com direito à Festa Junina fora de época e Tambor de Crioula. No 3° dia houve a mesa redonda, sobre a Campanha da Fraternidade 2017. Encerramos o evento ao meio-dia com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Raimundo Nonato Oliveira (Pe. Nato).

Participamos de um momento muito especial, onde 3pudemos nos reencantar pela opção aos jovens e aos pobres. Levamos para nossa vida a alegria e a garra daquela juventude Missionária, criativa e transformadora da sua realidade, rumo a Civilização do Amor.

A semente foi lançada, agora é preciso esperá-la germinar. Assim, nosso Carisma Notre Dame foi conquistando seu espaço e mais corações e lugares. “Deus é bom o tempo todo, e o tempo todo Deus é bom.”

Com gratidão, Ir Lina da Silva, Ir Luísa de Lucca e Juvenista Thais Silva.

 

5 6 8

1 9 7

 

 

One thought on “Encontro Vocacional em Cândido Mendes- MA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *