DSC_5627

Família Notre Dame em festa

No dia 13 de maio comemora-se o dia de Santa Júlia e o dia do Educador Notre Dame

O dia 13 de maio é uma data especial para as irmãs, estudantes, funcionários e educadores da Rede de Educação Notre Dame. Neste dia, comemora-se o dia de Santa Júlia Billiart e o dia do Educador Notre Dame. Presente no início da Congregação das Irmãs de Notre Dame, o espírito e o carisma de Santa Júlia está presente em 19 países e em mais de 2.000 religiosas, somente na terceira Congregação das Irmãs de Notre Dame.

Notre-Dame (4)Em 1984, durante o I Congresso Nacional de Educadores Notre Dame, definiu-se então que o dia 13 de maio – dia litúrgico da festa de Santa Júlia – seria comemorado também o dia do Educador Notre Dame, em homenagem à “grande educadora” Júlia Billiart. Entre suas frases mais difundidas entre os educadores está: “Educar é uma obra divina”.

Nas instituições de ensino que integram a Rede de Educação Notre Dame em Passo Fundo, os dias que antecederam a comemoração da data foram de homenagens, respeito e gratidão. No Colégio Notre Dame e na Escola Notre Dame Menino Jesus a espiritualidade da santa educadora que norteia a pedagogia Notre Dame de educar com bondade e firmeza e de anunciar o amor providente do bom Deus foram objetos de orações e estudos entre estudantes e educadores.

No Colégio Notre Dame os estudantes da Educação Infantil até o 6º Ano, do Ensino Fundamental, participaram de encontros de espiritualidade na capela. Nas atividades organizadas pela Notre-Dame (2)coordenadora da Pastoral Escolar, Irmã Teresinha Barcarolo, os educandos aprenderam através de símbolos e imagens, um pouco mais sobre a história e vida de Santa Júlia. Já os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio desenvolveram atividades em sala de aula, sob a coordenação dos educadores responsáveis pela disciplina de Ensino Religioso.

Na Escola Notre Dame Menino Jesus, os estudantes e educadores participaram de celebrações de agradecimento pela vida de Santa Júlia e pela fundação da Rede de Educação Notre Dame. Refletiram ainda sobre o papel da Escola Notre Dame no mundo de hoje e para o futuro: Tornar o Bom Deus conhecido e amado e ensinar tudo o que for necessário para preparar as crianças para a vida e colocá-las no caminho da salvação.

Durante todo o dia 13 de maio homenagens serão prestadas aos educadores Notre Dame.

 http://passofundo.notredame.org.br/familia-notre-dame-em-festa/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *