A semana vocacional inspirou atividades durante todo o mês de agosto no Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos. Foram realizadas ações com os jovens e adolescentes, buscando compreender as diversas vocações pelas quais o Senhor nos chama, nos ama e nos envia. O objetivo primeiro das atividades que cercaram o projeto foi focar a Promoção da Vocação à vida Religiosa e a vida dos irmãos consagrados.
A 3ª série do EM iniciou as tarefas sobre as vocações assistindo o DVD de Santo Aníbal, um jovem que, ao ver a realidade social de seu país, se apaixona e segue o jovem de Nazaré na vida sacerdotal para fazer o mesmo que Jesus fez. Após apreciarem o filme, os estudantes receberam como desafio relacionar as atitudes de Aníbal junto ao povo sofredor com as necessidades e desafios do mundo moderno. Muitos se emocionaram ao perceber que ainda hoje a missão continua a mesma e que temos muitas pessoas que precisam de nós.
O trabalho da 2ª série do Ensino Médio foi a partir da motivação do SERVIR a Deus por meio do “sim” cotidiano, tendo como exemplo as pessoas consagradas. Num espaço aberto o grupo cantou, rezou e expressou as suas opiniões através de cartazes com frases relativas à entrega de cada vocação, respondendo o seguinte questionamento: Como vocês veem o trabalho das Irmãs do Colégio
Notre Dame Rainha dos Apóstolos e dos Irmãos consagrados?
Dentre as respostas, os educandos destacaram que para eles as Irmãs de Notre Dame “ajudam o próximo, fazem o bem, não casam, rezam, ensinam, falam de deus, amor ao próximo, paciência, vivem a palavra de deus, vão à capela, dão catequese, têm paciência, vão para as missões como a Ir. Eliana”.
Já com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio a provocação vocacional girou em torno do tema do CHAMADO e da caminhada que todos temos que fazer na vida, considerando ser necessário dar os primeiros passos, com a certeza de que o caminho será realizado gradualmente e a cada resposta afirmativa à vocação que Deus semeou em nossos corações.
Como culminância, os jovens foram desafiados a participar do encontro com os jovens do Departamento Social Santa Júlia Billiart. Lá, os jovens tiveram a oportunidade de partilhar a experiência de como estão descobrindo sua vocação. Houve, ainda, muito interesse em saber como é a vida religiosa das Irmãs. No final da atividade, a Ir. Lurdes Stefanello respondeu perguntas como: Quem pode ser Irmã? Precisam estudar muito? Elas podem viver somente numa cidade? Podem casar? Todas as Irmãs aceitam ir para outros países?
Houve outro grande momento no Colégio para celebrar a Semana Vocacional, onde os estudantes do Ensino Médio e 9º ano homenagearam as Irmãs da Comunidade Notre Dame Rainha dos Apóstolos cantando o canto: Eis-me aqui, Senhor. O aluno Rafael Pires, do 9º ano A, em nome de todos saudou as Irmãs com esta mensagem:
“A Vida Religiosa é um dom que poucos conseguem assumir, pois para isso o religioso deve abdicar-se para cuidar do próximo; é dizer sim à humanidade e ser servo de Deus espalhados pelo mundo; é amar o próximo e fazer isso sem distinção; é acolher; é ensinar; é alimentar.
Muitas vezes poder ser um caminho tortuoso a seguir, cheio de imprevistos, mas é isso que torna essa vocação tão bonita porque se mostra disposta a ajudar os outros antes de si, não importando o lugar a qual será designada, a servir e fará isso com fé e semeará a esperança por onde passar. E antes de mais nada, é um compromisso não só para com a Igreja, mas com a vida.
Em nome dos estudantes e da Juventude Notre Dame, gostaríamos de homenagear estas mulheres fortes, valorosas e empreendedoras que, em nome de Deus e da Congregação Notre Dame vivem para servir.
Muito obrigado pelo exemplo de vida e dedicação que vocês são para a nossa comunidade. Que nunca falte na vida de cada uma muito amor e esperança, assim como deve ser este cristal luminoso que carrega água pura e repleto de vida”.
Por fim, no dia 17/08, domingo da vocação à Vida Religiosa, as Irmãs da Comunidade Notre Dame Rainha dos Apóstolos deram seu testemunho na missa das 8h e das 10h na Paróquia Rainha dos Apóstolos, contando um pouco da trajetória e inspiração das Irmãs de Notre Dame:
‘A vida religiosa é um desafio para homens e mulheres de fé insondável e de coração misericordioso. Houve o clamor do povo e se colocam a caminho a pedido do mestre. “Ide também vós trabalhar na minha vinha”. A congregação Notre Dame após a 1ª guerra mundial, surge da coragem de uma jovem apaixonada em revelar a bondade do bom Deus, de coração ardoroso e de uma fé inquebrantável, vê a situação do povo juntamente com outras amigas e aceitam o convite do mestre: “Venha também vós trabalhar na minha vinha”. Do seu sim, hoje estamos presentes nos 5 continentes ’