Serviço de Animação Vocacional
O Serviço de Animação Vocacional tem por objetivo oferecer elementos de reflexão às jovens que desejam descobrir sua vocação.
Além disso, apresenta a elas a história e a Missão da Congregação das Irmãs de Notre Dame, bem como as etapas para ingresso na Congregação religiosa.
Juvenato
O Juvenato é a etapa em que a jovem vocacionada passa a viver na Casa de Formação, junto a outras jovens, com acompanhamento de uma Irmã responsável pela sua formação. Seu dia a dia compreende estudos, orações, encontros de formação, preparos catequéticos, convivência e lazer, além de trabalhos domésticos e pastorais. Afinal, com o intuito de que se familiarizem com a Missão Apostólica da Congregação, as juvenistas têm a oportunidade de atuar junto ao povo de Deus, seja na catequese, na liturgia ou em outros ritos católicos.
O Postulantado é uma etapa em que a jovem, tendo clareza sobre suas motivações e seu projeto de vida, procura conhecer melhor Jesus Cristo, seu jeito de viver e sua proposta de missão. Além disso, são oferecidas a ela oportunidades de conhecer mais profundamente a si mesma, de cultivar sua espiritualidade, de estudar a história e a Missão da Igreja Católica e da Congregação da Irmãs de Notre Dame. A jovem participa, ainda, de momentos de oração e Eucaristia e atua pastoralmente na Catequese, na Liturgia e em outros trabalhos.
O Noviciado é considerado a etapa central do processo de formação para a Vida Religiosa Consagrada. É nele que a jovem recebe o título de Irmã e, através da vivência da espiritualidade, da oração, do trabalho e do estudo acerca da Congregação, procura compreender e viver mais intensamente o carisma, o espírito e a Missão da família religiosa Notre Dame. Dessa maneira, ao longo de dois anos, prepara-se para a primeira profissão de votos religiosos. A noviça, ainda, realiza estágio em setores do apostolado da Congregação, aproximando-se do povo de Deus.
Juniorato
O Juniorato é o período de consolidação das motivações que impulsionam o seguimento e a adesão ao exemplo de vida e ao projeto de Jesus Cristo. Por isso, a jovem Irmã aprofunda sua formação humana, espiritual, teológica e profissional, tendo em vista a Missão das Irmãs de Notre Dame. Além disso, faz a experiência da vida fraterna, aprofunda sua experiência de Deus e intensifica as relações e o sentido de pertença à Congregação das Irmãs de Notre Dame. Desse modo, com o apoio da comunidade formadora, a religiosa prepara-se para assumir as exigências da consagração definitiva à vida religiosa, pela emissão dos votos de Castidade, Pobreza e Obediência.