Irmã Amélia Maria Weschenfelder

           Sou Ir. Amélia Maria Weschenfelder natural de Selbach, RS. Sou a oitava de doze filhos de Catharina Maldaner e Alfonso Weschenfelder. Nasci em 18 de julho de 1940.Como surgiu minha vocação? Apreciei sempre a vida das Irmãs por sua atuação na Catequese, sua ajuda na Igreja e sua missão como professoras. Também tenho uma irmã religiosa, Ir. Maria Odete, que sempre admirei muito. No mês de outubro, rezávamos cada dia na Escola, uma dezena do terço diante de um altarzinho de Nossa Senhora. Foi numa destas oportunidades em que, aos 8 anos de idade, senti o chamado de ser Irmã Religiosa.

          Quando falei deste meu segredo à minha mãe, ela me disse: Está bem, minha filha e me perguntou: Amélia, você gosta de rezar? Sim, mãe, eu gosto. E a resposta da mãe: “Então você pode ser Irmã”.

          Aos 12 anos, fui para o Juvenato, em Passo Fundo, onde continuei meus estudos. Aos 16 anos decidi ingressar na Congregação das Irmãs de Notre Dame. Ao despedir-me da família, meu pai disse: “O bom Deus chama a Amélia. Deixam ela ir”. Esta palavra sábia do meu pai foi muitas vezes força para minha vocação. O desejo de ser Religiosa foi tão forte que superei a dor da despedida da família e segui com alegria minha vocação.

          Comecei então, em 1957, minha preparação intensiva para a Vida Religiosa. Em 1960 fiz minha Consagração Religiosa proferindo os votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Com esta Consagração me comprometi a viver radicalmente a vocação religiosa, dedicando-me totalmente a Deus e ao serviço do povo.

         Trabalhei três anos em Roma, na Sede Geral da Congregação, como Secretária, sendo tradutora do alemão, inglês e italiano. Ao retornar ao Brasil, prestei Vestibular para o Curso de Letras, na Universidade de Passo Fundo. Continuei os estudos na UNB (Universidade de Brasília), formando-me em Letras, com especialização em Português e Inglês. Também fiz o Curso de Administração e Supervisão Escolar. Formei-me em Teologia pela PUC de Porto Alegre e fiz especialização em Espiritualidade em São Paulo.

           Exerci a função de Diretora nos Colégios Notre Dame de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, onde também fui Presidente da Faculdade Notre Dame. Durante 6 anos, fui Coordenadora das Escolas Notre Dame do Brasil. Até o ano 2000, me dediquei à educação, trabalho que amei muito, lembrando a palavra de Santa Júlia: “Educar é entre as obras divinas a mais divina”.

          Outra Missão que sempre me encantou e continua encantando é a Orientação de Retiros Espirituais, tanto para leigos como para Religiosas, pois vejo que são ótimas oportunidades para o seguimento mais radical de Jesus Cristo.
A partir do ano 2000, estou envolvida mais diretamente na Evangelização, seja na Paróquia, em rádios, seja onde sou solicitada a dar Cursos e Palestras na linha de Relações Humanas, Espiritualidade e Bíblia.

         Desde 2001, coordeno os Grupos de Santa Júlia em todo o Brasil, grupos estes que comungam o Carisma da Congregação: Fazer uma profunda experiência que Deus é muito bom. Vivenciam o lema de Santa Júlia: Oh! Quanto é bom o Bom Deus. E, a seu exemplo, procuram tornar o Bom Deus sempre mais conhecido e amado.

Oh! Quanto é bom o bom Deus!
Deus foi sempre muito bom para comigo!

           Deus foi bom em me fazer nascer e pertencer à família Weschenfelder, onde aprendi a vivência dos verdadeiros valores cristãos.

        Deus foi bom para comigo, chamando-me à Congregação das Irmãs de Notre Dame, que me ofereceu tantas oportunidades de formação para poder cumprir com fidelidade meu chamado de vivenciar o Carisma da Bondade de Santa Júlia.

          Deus foi bom para comigo, por poder “Torná-lo conhecido e amado” em tantas cidades, escolas e paróquias por onde passei.

         Obrigada ao bom Deus, à Família, à Congregação Notre Dame e ao povo com quem tive a bênção de conviver e trabalhar!

SOU MUITO FELIZ POR SER IRMÃ DE NOTRE DAME!

         Você, jovem, não quer ser também seguidora de Jesus, como Irmã de Notre Dame? Venha! Veja! Experimente! Vale a pena!

                       Ir. Amélia Maria Weschenfelder